DENÚNCIA
A prefeitura esclarece que a Defesa Civil da cidade integra a força-tarefa de voluntários e que os valores de diárias são para 9 dias
Denúncia aponta que o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) de Caldas Novas, Sérgio Gustavo da Silva, estaria recebendo diárias enquanto ajuda nas operações de resgate em Porto Alegre, onde enchentes assolam a região. Além disso, ele estaria utilizando de PIX particular para fazer a arrecadação. A prefeitura esclarece que a Defesa Civil da cidade integra a força-tarefa de voluntários e que os valores de diárias são para 9 dias. Leia a nota abaixo.
Segundo informações obtidas através do Portal da Transparência do município, o secretário partiu para Porto Alegre no dia 9 de maio e permanecerá na cidade até o dia 17 do mesmo mês. De acordo com o portal, ele irá representar a Defesa Civil de Caldas Novas e a Semmarh na equipe de frente de resgate animal.
Embora a viagem e os gastos do secretário estejam sendo bancados pela Prefeitura de Caldas Novas, Sérgio Gustavo está fazendo uma vaquinha online nas redes sociais, solicitando doações de dinheiro para a compra de equipamentos. A prefeitura, no entanto, diz que a “vaquinha online [é para] doações, no sentido de contribuir na compra de roupas apropriadas para o trabalho na água e frio, e ainda, medicamentos para o tratamento de animais resgatados, devido ao triste cenário em que se encontra a região”.
Leia a nota de Caldas Novas
A Defesa Civil de Caldas Novas, criada em 2022 pela gestão atual, está integrando a força-tarefa de voluntários enviada pelo Estado de Goiás ao Rio Grande do Sul. Entre os profissionais que estão atuando junto a voluntários da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) no socorro de milhares de animais resgatados até agora, estão o Secretário Municipal de Maio Ambiente, Sergio Gustavo e veterinários que atuam na Defesa Civil Municipal.
Em resposta ao questionamento sobre valores das diárias recebidas pelo referido Secretário, importa esclarecer, que tais denúncias são totalmente infundadas, o que pode inclusive, ser verificado no portal de transparência do Município (histórico das diárias e portaria) consta que no dia 10/05 foi pago ao Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sergio Gustavo da Silva, o valor total de R$ 5.200,00 (Cinco mil e duzentos reais) referente à diárias de viagem com pernoite para a cidade de Porto Alegre – RS, com a finalidade de representar a Defesa Civil e Semmarh de Caldas Novas, com linha de frente para o resgate animal, nos dias, 09/05, 10/05, 11/05, 12/05, 13/05, 14/05, 15/05, 16/05, E 17/05/2024.
Além do envio de profissionais, a Administração Municipal criou 10 pontos de coleta, espalhados pela cidade para a entrega de doações com itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas, alimentos não perecíveis, assim como kits dormitório e cobertores (novos e embalados). Grande parte já foi enviado para o Rio Grande do Sul.
Segundo o que foi repassado pelo Secretário Sergio Gustavo, foi solicitado uma vaquinha online para doações, no sentido de contribuir na compra de roupas apropriadas para o trabalho na água e frio, e ainda, medicamentos para o tratamento de animais resgatados, devido ao triste cenário em que se encontra a região.
Respeitosamente, nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

