iOS 27 deve focar em qualidade e desempenho

Tecnologia
iOS 27 deve focar em qualidade e desempenho

Resumo
  • O iOS 27 deve priorizar estabilidade e desempenho, reduzindo novos recursos para corrigir bugs e otimizar o sistema.
  • Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, o sistema também deve preparar o caminho para futuros dispositivos, como os iPhones dobráveis.
  • A atualização pode incluir avanços em IA, como um assistente de saúde e um mecanismo de busca na web, além de melhorias no design Liquid Glass.

A Apple deve priorizar estabilidade e desempenho no iOS 27, segundo Mark Gurman, da Bloomberg. A atualização, prevista para 2026, reduziria temporariamente novos recursos para corrigir bugs e otimizar o sistema.

A estratégia seria comparável à do OS X Snow Leopard, de 2009, que buscou recuperar a confiança dos usuários após críticas recorrentes à qualidade do sistema. A futura grande atualização do iOS pode prepará-lo para futuros dispositivos, como os iPhones dobráveis.

A abordagem teria ganhado força após críticas sobre a qualidade do sistema da Apple nos últimos anos. Vários usuários relataram instabilidades em versões recentes do iOS e macOS, especialmente após a chegada do design Liquid Glass ano passado.

Segundo a Bloomberg, equipes internas já estão revisando códigos para eliminar bugs e reduzir “bloat” (softwares e sistemas desnecessários que acabam ocupando recursos da máquina).

Foco em desempenho após críticas

Se confirmado o rumor, essa seria a primeira vez, desde o iOS 12, de 2018, que a Apple priorizaria a otimização do sistema sobre novas funcionalidades. O plano da empresa parece incluir uma revisão de sistemas operacionais como iOS, macOS e visionOS para melhorar a experiência geral, numa abordagem que lembra o Snow Leopard, que pavimentou o caminho para avanços futuros no ecossistema Mac.

Ainda assim, a empresa não deve abandonar totalmente as inovações. A Bloomberg destaca que o iOS 27 pode trazer avanços em inteligência artificial. Dentre as novidades esperadas estão um assistente de saúde baseado em IA, possivelmente vinculado a uma assinatura Apple Health+, e um mecanismo de busca na web alimentado por algoritmos próprios, semelhante ao assistente Perplexity.

Esses recursos seguiriam atualizações recentes, como a reformulação da Siri no iOS 26.4, que deve utilizar uma versão personalizada do Google Gemini. O modelo, adaptado para o Private Cloud Compute da Apple, processaria dados localmente, evitando envio a servidores externos.

Outras apostas do iOS 27

Além da estabilidade, o iOS 27 pode trazer ajustes para empresas, como ferramentas de gerenciamento de dispositivos e funcionalidades específicas para mercados de países emergentes, como modos de economia de dados.

Além disso, mais correções no visual do Liquid Glass também estariam nos planos. O anúncio oficial da nova versão de sistema deve ocorrer na WWDC 2026.

Com informações do 9to5Mac

iOS 27 deve focar em qualidade e desempenho

Fonte