Fábio Felix é atingido por spray de pimenta por guarnição da Polícia Militar

Distrito Federal
Fábio Felix é atingido por spray de pimenta por guarnição da Polícia Militar

O deputado distrital Fábio Felix (PSol) foi agredido, na tarde desta segunda-feira (16), por um policial militar, após busca informações sobre a prisão de uma das organizadoras do Bloco Rebu. Após o incidente, na Galeria dos Estados, o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury, afastou toda a guarnição e encaminhou o suspeito à Corregedoria da PMDF.

Em vídeo feito por testemunhas, Fábio Felix, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Legislativa foi chamado ao Bloco Rebu, após a Polícia Militar prenderem uma das organizadoras. Ao se apresentar e questionar um dos policiais, foi lhe dado a ordem para se afastar e, em seguida, de acordo com testemunhas, o sargento Kesley Henrique disparou um jato de spray de pimenta diretamente no rosto do parlamentar a poucos centímetros de distância.

Em seguida, o parlamentar tenta conversar com o comandante do grupamento, que se identificou como capitão “Dantas”, mas novamente lhe foi dado ordem para se afastar. “Eu sou o deputado Fábio Felix e sou presidente da Comissão de Direitos Humanos, o que foi cometido desacato a autoridade. Estou dando voz de prisão”, disse o parlamentar que pediu a condução do policial para a 5ª Delegacia de Polícia Civil.

Com o comandante da guarnição se recusando a atender o distrital, a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ana Paula, pediu a presença do secretário-executivo da SSP-DF, Alexandre Patury, que imediatamente afastou os policiais dos trabalhos.

Antes, porém, ao identificar o Fábio Felix, oficiais tentaram demover o distrital de abrir processo contra os policiais. “Não, agora vou até o fim”, rebateu.

Segundo a assessoria de Fábio Felix, um boletim de ocorrência foi registrado.

Nota
Segundo nota da PMDF, uma operação na galeria do metrô nesta segunda-feira (16) resultou na detenção de dois homens por suspeita de tráfico após a indicação de um cão farejador. Durante a abordagem, uma das organizadoras do evento teria tentado impedir a condução dos suspeitos e incitado o público contra os policiais, o que levou à sua prisão e ao uso de força de menor potencial ofensivo para conter a aglomeração.

De acordo com a comunicação, todos os envolvidos foram levados à 5ª DP, e a corporação afirmou que os fatos serão devidamente apurados pelos órgãos competentes.

O incidente com o deputado Fábio Felix não foi mencionado.


Fonte