Resumo
- A Meta está testando transformar o feed de vídeos Vibes, do app Meta AI, em um aplicativo independente.
- O Vibes, lançado em setembro de 2025, oferece vídeos curtos gerados por IA, usando tecnologias como Midjourney e Black Forest Labs.
- O Vibes competirá com o Sora, da OpenAI, que teve um início forte, mas viu instalações caírem 32% em dezembro de 2025.
A Meta está testando transformar o feed de vídeos Vibes, presente no app da Meta AI, em um aplicativo independente. Assim, a gigante das redes sociais teria um concorrente direto para o Sora, da OpenAI.
A companhia confirmou os planos em um email enviado ao TechCrunch. “Após o forte sucesso inicial do Vibes no Meta AI, estamos testando um app separado para aproveitar esse movimento. Estamos vendo os usuários recorrendo cada vez mais a esse formato para criar, descobrir e compartilhar com os amigos vídeos gerados por IA.”
O que é o Vibes?
Lançado em setembro de 2025, o Vibes é parte do app da Meta AI. Ele é um feed de vídeos curtos verticais, semelhante ao TikTok e ao próprio Instagram Reels, que também é da Meta. A diferença é o conteúdo, composto apenas por vídeos gerados por inteligência artificial.
Os usuários podem criar seus próprios vídeos do zero ou remixar clipes existentes, com novos elementos visuais, trilha sonora e ajustes de estilo.
No lançamento, a Meta revelou que os vídeos do Vibes não são gerados pelos modelos da empresa, mas sim por tecnologias como Midjourney e Black Forest Labs, por meio de parcerias.
Novo app já tem concorrente
Um app do Vibes independente teria uma proposta muito semelhante ao aplicativo Sora, da OpenAI. Ao lançar a segunda versão do modelo gerador de vídeos, a companhia também colocou no ar um aplicativo com feed de vídeos verticais feitos pela tecnologia.
Para não ficar nenhuma dúvida, vale dizer que o Vibes da Meta chegou antes, mas dentro do app da Meta AI. Já o Sora foi anunciado alguns dias depois, mas já como app independente.
A trajetória do aplicativo de vídeos da OpenAI, aliás, pode ser um sinal de atenção para a Meta. O Sora chegou ao topo da App Store dos Estados Unidos em outubro de 2025, com mais de 100 mil instalações logo no primeiro dia.
Nas semanas seguintes, o cenário começou a mudar. Em dezembro de 2025, as instalações já eram 32% menores que no mês anterior.
A Meta, por sua vez, não compartilha os números do Vibes, dizendo apenas que ele teve um bom desempenho, com a Meta AI crescendo desde seu lançamento.
A parte financeira também é uma questão. Inicialmente, estimativas apontavam que a OpenAI vinha tendo um prejuízo diário de US$ 15 milhões com o aplicativo. Como a Meta tem parcerias com empresas que fornecem os modelos, pode haver uma margem maior para amortecer esses custos.
E, claro, existe a possibilidade de cobrar por isso. O Sora funciona à base de créditos, com uma quantia gratuita e vendas avulsas. Já a Meta pode incluir recursos de IA em seus futuros planos por assinatura, que devem chegar nos próximos meses.
Com informações do TechCrunch e Canaltech
Meta testa app com feed que mostra apenas vídeos feitos por IA

