Cauã Reymond não usa desodorante; como prevenir mau odor
(Via Folha de São Paulo) Cauã Reymond está em conflito com sua colega de elenco na novela “Vale Tudo“, Bella Campos — tudo, é claro, de acordo com relatos de bastidores. Ela teria reclamado do odor do parceiro de cena e, em meio aos rumores, internautas resgataram uma declaração do ator: Cauã Reymond não usa desodorante.
“É uma tradição mesmo. Transpiro diferente”, disse Cauã, em 2012. A declaração do ator, no entanto, não é condenável. Assim como ele, há quem não use desodorantes ou antitranspirantes e também quem faz o uso incorreto.
“O desodorante não é uma regra universal, é uma questão de conforto e convivência social”, diz Andressa Sato, médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Há pessoas que não produzem odor e, portanto, não precisam usar desodorante. “O odor é causado pela ação das bactérias no suor. Então, se há suor e bactéria juntos, o odor pode aparecer. Essa variação pode ser decorrente de fatores genéticos, dependendo da quantidade de glândulas sudoríparas”, explica a dermatologista.
O Cauã Reymond não usa desodorante. Tá explicado. https://t.co/zp23xPUsVE pic.twitter.com/7g8cyOfKl2
— aline ramos (@_alineramos) April 22, 2025
“As glândulas sudoríparas podem ser écrinas e apócrinas. As segundas produzem um suor mais ‘gorduroso’, que as bactérias metabolizam, gerando o mau odor“, diz Sato.
Além do fator genético, hábitos de higiene, hormônios e alimentação também influenciam na intensificação do mau cheiro. A dermatologista cita alimentos como alho, cebola, curry, álcool e carne vermelha.
CONTRAINDICAÇÃO
Pessoas com a pele sensível, alergias, pele sensibilizada (após depilação, por exemplo), não são aconselhadas a usar desodorante. Ingredientes como álcool, fragrâncias sintéticas, parabenos e alumínio, presentes na composição dos produtos podem causar reações, segundo a médica.
Desodorantes naturais, com ingredientes suaves, são indicados pela especialista: “Bicarbonato de sódio (em baixa concentração), óleos essenciais (tea tree, lavanda), argilas ou amido de milho, que absorve a umidade. Vinagre de maçã diluído em água, que tem ação antibacteriana, e cristal de alúmen (pedra hume)”.
Contudo, eles não possuem a capacidade de bloquear o suor. “Você continua transpirando, o que é natural e saudável. Eles atuam no controle das bactérias causadoras de mau cheiro, neutralizando o odor e absorvendo um pouco da umidade”, explica Sato.
Uso de roupas de algodão e manter a higiene local também ajudam a prevenir o mau cheiro.
Cauã Reymond negou qualquer desentendimento com Bella Campos em #ValeTudo e afirmou que usa desodorante. pic.twitter.com/GXhNI0Sz5Y
— eplay (@forumeplay) April 24, 2025
- Cauã Reymond e Bella Campos gravam ‘Vale Tudo’ após briga; saiba como foi
BOM USO DO DESODORANTE
Andressa Sato elenca dicas para usar o desodorante da melhor maneira, garantindo efetividade e durabilidade:
- Aplicar com a pele limpa e seca, após o banho é o melhor momento. Se estiver suado, limpar e secar bem antes de aplicar
- Evite exagerar na quantidade. Uma ou duas passadas, seja de spray ou de roll-on, já são suficientes. Muito produto pode causar acúmulo e até irritação
- Não aplicar sobre pele irritada ou lesionada, o que pode causar ardência ou piora da irritação
- Esperar secar antes de vestir a roupa, para evitar manchas e melhorar a eficácia do produto
- Quando necessário, pode ser reaplicado durante o dia, especialmente em dias quentes ou após exercícios