Corpo do papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro
A procissão que leva o corpo do papa Francisco da capela da residência Santa Marta chegou a Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23), onde o caixão ficará para ser velado e receberá visitas do público até a sexta-feira (25).
No local, o camerlengo do Vaticano, Kevin Farrell, realizou a celebração de início do velório do pontífice, antes da abertura para a visitação pública, que começou pouco antes das 6h (horário de Brasília).
Farrell incensou e benzeu o corpo de Francisco, em seguida os cardeais e clérigos se organizaram em fila e fizeram reverência em frente ao caixão.
Assim que a visitação foi aberta, uma longa fila de fiéis já estava formada para dar adeus ao pontífice.
O corpo de Francisco poderá ser visitado pelo público até sexta-feira (25):
- quarta-feira (23) — 6h às 19h — horário de Brasília
- quinta-feira (24) — 2h às 19h — horário de Brasília
- sexta-feira (25) — 2h às 14h — horário de Brasília
Funeral
A celebração do funeral de Francisco está previsto para acontecer às 5h (horário de Brasília) de sábado (26) — seis dias após morte do papa.
O último funeral papal — de Bento XVI em 2023 — também foi realizado seis dias após o falecimento.
Segundo o Vaticano, o funeral de Francisco será realizado na Praça de São Pedro. Os funerais papais anteriores também foram realizados ao ar livre, com milhares de pessoas acompanhando a cerimônia em frente à Basílica.
A liturgia fúnebre do pontífice será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais — o grupo que nas próximas semanas será encarregado de nomear um novo papa.
Em seu testamento, Francisco deu instruções simples para o seu enterro: “O túmulo deve estar no chão; simples, sem ornamentos, tendo somente a inscrição: Franciscus.”
O papa também disse que ao longo de sua vida, ele sempre foi devoto a Virgem Maria. “Por isso, peço que os meus restos mortais descansem — aguardando o dia da Ressurreição — na Basílica de Santa Maria Maggiore”, escreveu.
Esta basílica fica fora do Vaticano, do outro lado do rio Tibre, em Roma. Depois do funeral, o corpo de Francisco será transferido para lá, onde ocorrerá o sepultamento.
1 de 7
Capela Sistina: De 1980 a 1994, especialistas conduziram um dos projetos de restauração de arte mais ambiciosos do mundo, removendo séculos de sujeira e fuligem acumuladas que haviam escurecido os afrescos. Os resultados dividiram especialistas e amadores, com alguns criticando as cores deslumbrantes por serem muito brilhantes. • Reprodução/Reuters
2 de 7
Visitação da Capela Sistina. Cerca de 6,8 milhões de pessoas visitaram o Museu do Vaticano, que inclui a Capela Sistina, em 2023 – o segundo museu mais visitado do mundo, depois do Louvre, segundo o site de dados Statista.com. • Reprodução/Reuters
3 de 7
Pintura no teto da Capela Sistina: Cenas do Antigo e do Novo Testamento da Bíblia, sendo a mais famosa “A Criação de Adão”, na qual Deus estende o dedo para tocar a mão estendida do primeiro homem. Michelangelo foi contratado por Júlio II para pintar os afrescos do teto, concluídos entre 1508 e 1512. • Reprodução/Reuters
4 de 7
Pinturas renascentistas nas paredes da Capela Sistina • Reprodução/Reuters
5 de 7
Teto e paredes da Capela Sistina, com obras renascentistas. • Reprodução/Reuters
6 de 7
Capela Sistina. • Reprodução/Reuters
7 de 7
Capela Sistina foi usada pela primeira vez para um conclave após a morte de Sisto IV, em 1484. • Reprodução/Reuters