11 de agosto de 2025
Brasil

Terremoto mata 95 pessoas e deixa mais de 100 feridos no Tibete e Nepal

desastre

Edifícios desabaram em diversos locais e ruas ficaram repletas de escombros

Forte terremoto mata 95 pessoa e deixa mais de 100 feridos (Foto: Xinhua via AP)

Um terremoto matou 95 pessoas e deixou mais de 100 feridos no Tibete e Nepal, nesta terça-feira (7/1). Os tremores foram sentidos na região Oeste da China e no Nepal, do outro lado da fronteira. Edifícios desabaram em diversos locais, ruas ficaram repletas de escombros, paredes e telhados de casas desabaram e atingiram veículos que estavam na rua.

O presidente chinês Xi Jinping ordenou esforços massivos para a busca e salvamento das vítimas. Ele pediu prioridade para minimizar problemas, realocar os desabrigados e garantir a segurança da população durante o inverno.

Ao todo, 95 pessoas morreram e outras 130 ficaram feridas, de acordo com a agência oficial de Xinhua. Cerca de 1,5 mil bombeiros trabalham no resgate das vítimas. O número de mortos e feridos está sendo atualizado conforme o avanço dos trabalhos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) calculou a magnitude de 7.1 do terremoto no Tibete e no Nepal. O órgão informou que o fenômeno teve profundidade de cerca de 10 km. A China, por sua vez, registrou a magnitude como 6,8.

A emissora estatal CCTV afirmou que pelo menos mil residências foram danificadas, e houve cerca de 50 tremores secundários nas três horas após o terremoto.

O epicentro foi cerca de 75 km ao norte do Monte Everest, localizado na fronteira dos dois países. O local é sismicamente ativo, pois é onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se chocam, resultando em elevações nas montanhas do Himalaia fortes o bastante para alterar a altura dos picos mais altos do mundo.

*Com informações do portal G1 e Revista Oeste

Fonte