MINISTÉRIO DA DEFESA
Inscrições seguem até 30 de junho
Sete mil mulheres já se alistaram no serviço militar (Foto: Roberto Stuckert Filho – PR)
Aproximadamente sete mil mulheres já se inscreveram no alistamento militar feminino voluntário. Os dados do Ministério da Defesa são de quarta-feira (1º) a sexta-feira (5). Ao todo, são 1.465 para 28 municípios de 13 Estados, mais o Distrito Federal.
Inédito, o alistamento feminino vai até 30 de junho. Conforme o ministério, podem se inscrever mulheres que completam 18 anos em 2025. Além disso, a pasta diz que irá aumentar de forma progressiva o número de vagas.
Para participar, as candidatas devem residir em um dos 28 municípios contemplados, que incluem grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. A seleção envolverá exames médicos, testes físicos, avaliações de conhecimentos gerais, psicológicos e entrevistas. As mulheres escolhidas terão a oportunidade de servir nas Forças Armadas por um período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação de até oito anos.
O alistamento será realizado tanto presencialmente nas Juntas de Serviço Militar quanto de forma online, no site oficial do alistamento. Entre os documentos exigidos estão a certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto, como RG ou carteira de trabalho.
O recrutamento segue os moldes do alistamento masculino, mas com a particularidade de ser voluntário para as mulheres. A expectativa do governo é de que, com o tempo, o número de vagas aumente progressivamente, atingindo 20% das vagas totais do serviço militar. As mulheres recrutadas terão direito a pagamentos, auxílio-alimentação, licença-maternidade, além de suspensão de tempo para aposentadoria.
Atualmente, as mulheres representam 10% do efetivo das Forças Armadas, somando cerca de 37 mil militares. Elas atuam principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística. O novo alistamento é uma etapa importante para ampliar a presença feminina nas Forças Armadas, oferecendo novas oportunidades de carreira e serviço para o público feminino.
O Ministério da Defesa orienta que os pagamentos sejam feitos exclusivamente nos sites oficiais das Forças Armadas. Como mencionado, o prazo para inscrições vai até 30 de junho de 2025.
